Ruas do bairro de Xerém, em Duque de Caxias, ficam alagadas após forte chuva
Cerca de 150 pessoas foram desalojadas pelas fortes chuvas que atingiram o bairro de Xerém, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), na madrugada desta quinta-feira (3), segundo informações da Defesa Civil.
O secretário de Defesa Civil do município, Marcelo Silva, informou que um homem morreu. Ele foi encontrado na região da praça da Mantiqueira, e ainda não foi identificado.
Duque de Caxias fica na Baixada Fluminese do Rio de Janeiro
Os desalojados foram encaminhados para abrigos no município. Havia a informação de que uma represa na região se rompeu. "Não há indício deste fato. O rompimento da barragem não está confirmado", afirmou Silva.
"Chegamos à conclusão de que foi uma cabeça d’água, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, árvores e pedras até as casas que estavam no beira-rio", disse.
Nas últimas 24 horas, choveu cerca de 200 milímetros na cidade, o maior volume observado na estação meteorológica da cidade, que foi inaugurada em outubro de 2002. De acordo com a Defesa Civil, a região ainda tem vários pontos de alagamento.
Os rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari e Iguaçú transbordaram, e duas pontes e diversas casas localizadas nas margens foram derrubadas.
Moradores relataram à BandNews que ficaram ilhados em algumas áreas do Estado. Angra dos Reis entrou em estado de alerta e duas pessoas ficaram feridas, dentre elas uma gestante.
Segundo a GloboNews, o sambista Zeca Pagodinho está no local para prestar auxílio às vítimas da tragédia.
Morador relata estragos após chuvas em Duque de Caxias (RJ)
Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades com a subida do rio Paquequer. Choveu 126,8 milímetros na região desde as 22h de ontem até às 6h de hoje, o que representa 46% de toda a chuva normal para o mês de janeiro na cidade. No total, 50 pessoas ficaram desalojadas.
Foto 13 de 14 - 3.jan.2013 - Van cai em rua alagada do bairro de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), após forte chuva que caiu durante a madrugada. Um homem morreu, após o desabamento de uma casa. Cerca de cem pessoas foram desalojadas, segundo a Defesa Civil Fernando Quevedo/Agência O Globo
Em Pico do Couto, a estação chegou a registrar 59 milímetros de chuva (18% da média). Cerca de 50 pessoas ficaram desalojadas nas localidades do Vale da Revolta, de Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel.
Em Petrópolis, os rios Bingen e Piabanha transbordaram. Houve deslizamento de terra e pedras nos bairros Independência, Siméria e São Sebastião.
Em Angra dos Reis, no sul do estado, oito casas desabaram e há 32 pessoas desalojadas. Choveu cerca de 100 milímetros no local nas últimas horas.
Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras na BR – 101 e na Estrada Junqueira. Um muro desabou no local, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí, que foi evacuada pela Defesa Civil. Em Mambucaba, há 172 desalojados, e três pessoas ficaram feridas em desabamentos.
Em Nova Friburgo também chove, mas por enquanto não há registro de alagamentos, deslizamentos ou pessoas desalojadas.
Previsão para amanhã
Segundo previsão da Somar Meteorologia, amanhã (4) continua a chover no Estado, principalmente na região serrana. A tendência é que o solo continue encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos.
No sábado o tempo deve melhorar, mas existe a possibilidade de que chova novamente em alguns municípios.
Foto 1 de 39 - 3.jan.2013 - Moradores do bairro Café Torrado, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), tentam salvar pertences após enchente que destruiu casas, ruas e pontes. Um homem morreu, após o desabamento de uma casa. Cerca de cem pessoas foram desalojadas, segundo a Defesa Civil Fernando Quevedo/Agência O Globo
(Com Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário