IDG NOW
Usuário que selecionar zíper 'abrirá' página do Google e verá o que ela esconde: links sobre Gideon Sundbäck, que criou o dispositivo
Entre na página inicial do Google nesta terça-feira (24/04) e você verá um zíper dividindo-a, verticalmente, em duas partes. Selecione-o ou leve-o até a parte de baixo da tela para “abrir” o site e ver o que ele esconde: links sobre Gideon Sundbäck.
A invenção do zíper é atribuída a Sundbäck. Ele nasceu em 1880 na Suécia, filho de fazendeiros, e foi para a Alemanha paara estudar engenharia. Em 1905 mudou-se para os Estados Unidos e aceitou um trabalho na empresa Westinghouse Electric. Pouco tempo depois, foi para a Universal Fastener Company (UFC), onde se tornou diretor de design.
NA UFC, o sueco passou sete anos aperfeiçoando um sistema que remetia ao século XIX. Este daria origem ao zíper em 1914. O nome, porém, foi dado pela B.F. Goodrich Company, que colocou a invenção de Sundbäck em botas de borracha e estojos de tabaco. Demorou mais de duas décadas para que chegasse às roupas, alcançando a popularidade.
O doodle funciona com Firefox, Chrome, Internet Explorer 9 e qualquer outro navegador compatível com HTML5 e Canvas, que permita renderização dinâmica de formas 2D – no IE8, por exemplo, não roda. O engenheiro da Google que ajudou em seu desenvolvimento, Kristopher Hom, disse que eles “gostam de brincar com ideias para a página inicial e surpreender os internautas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário