Agreste e Sertão da PB Maior precipitação aconteceu em Alhandra, no litoral sul, com 109,3mm. Açude de Coremas, maior do estado, aumentou lâmina em 20 centímetros.
As chuvas que atingiram a Paraíba durante o domingo (17) nesta segunda-feira (18) chegaram a 78 municípios no Litoral, Agreste e Sertão do estado. De acordo com registro pluviométrico da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a maior precipitação aconteceu em Alhandra , no Litoral Sul, que recebeu 109,3 milímetros de chuva. A Paraíba tem 223 municípios.
A região mais atingida foi o Sertão paraibano, onde 23 municípios registraram chuvas. De acordo com o gerente de bacias e açudes da Aesa, Lucílio Vieira, em relação ao aumento nos volumes dos recursos hídricos dos 121 reservatórios do estado, a alteração mais significativa foi registrada em Coremas , maior manancial da Paraíba. O açude de Coremas voltou a atingir 40,8% de sua capacidade.
"O mais atingido no estado foi o açude de Coremas, no Sertão. O manancial aumentou 20 centímetros de sua lâmina de água", afirmou Lucílio Vieira. Segundo a Aesa, 27 reservatórios continuam sob observação, abaixo de 20% de sua capacidade, e 11 açudes estão em situação crítica com volume abaixo de 5% do total.
Vários estragos também foram registrados com a força das águas e a ação dos ventos. Em Catolé do Rocha , no Sertão paraibano, uma residência desabou. Na capital João Pessoa e no município de Sousa , no Sertão, várias ruas ficaram alagadas, provocando caos no trânsito e outros transtornos.
A segunda e terceira maiores precipitações foram registradas no Agreste paraibano, no município de Arara , com 65,6 milímetros de água, e em São Sebastião de Lagoa de Roça, que recebeu 54,3 milímetros de chuva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário