Siga-nos Você Também!

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Vírus infecta 500 mil smartphones com Android na China

Do Folha S. Paulo

O vírus SMSZombie, que faz transferências ilegais de dinheiro por meio de mensagens de texto, atingiu mais de 500 mil usuários de Android na China, segundo a firma de segurança TrustGo.

O SMSZombie é de detecção e de remoção difíceis, segundo a empresa.

Pequenas quantias de dinheiro de um grande número de pessoas foram usadas para alimentar as contas dos hackers em plataformas de games on-line, diz a companhia.

Os telefones foram contaminados quando seus donos baixaram pacotes de wallpaper da loja de aplicativos para Android chamada GFan, popular no país, segundo o site da revista "Fast Company".

O sistema de pagamentos por SMS é bastante difundido na China, segundo a publicação.

A TrustGo havia descoberto o software mal-intencionado no final de julho, mas divulgou sua existência somente na última semana, por meio do blog oficial.

REMOÇÃO

"Após a instalação, o vírus requer do usuário privilégios de administrador. E este passo não pode ser cancelado, posto que o botão 'cancelar' [em contraposição ao 'aceitar'] só faz atualizar a caixa de diálogo, até que o usuário aceite", diz o comunicado.

Um tutorial de remoção --que inclui a instalação de um software da TrustGo-- foi divulgado pela companhia e está disponível por meio do link trustgo.com/en/smszombie-eliminate.

Torpedos e Wi-Fi podem comprometer segurança do smartphone; veja dicas

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

 

Os celulares se desenvolveram tanto em termos de tecnologia que se transformaram em computadores de bolso – os famosos smartphones. Junto com o aumento de recursos, veio o acúmulo de informações pessoais no aparelho. Essa mudança fez com que os smartphones se tornassem alvos de pessoas mal-intencionadas. Para proteger esses bytes preciosos e evitar que eles sejam roubados ou contaminados, é preciso tomar diversos cuidados. Veja dicas de especialistas.

O professor do curso de ciência da computação Rodrigo Filev afirma que o primeiro passo para garantir a proteção do aparelho é mudar o comportamento. "É preciso entender que o smartphone é um computador em local público. Por isso é necessário ser ainda mais cuidadoso", explica.

DICAS

Não deixe o Bluetooth ligado sem motivo

Evite utilizar redes Wi-Fi desconhecidas

Tenha um antivírus instalado

Não acesse links estranhos

Verifique informações que chegam por torpedo

Evite baixar aplicativos de locais desconhecidos

Filev diz ainda que existem armadilhas feitas especialmente para fisgar usuários de telefonia móvel. "É comum encontrar redes Wi-Fi que são públicas, mas muitas vezes elas servem apenas como isca. Depois que o usuário se conecta, o criminoso tenta acessar o aparelho", conta. 

Assim como acontece com a rede Wi-Fi, o professor recomenda que os usuários sempre mantenham a conexão Bluetooth desligada quando não estiver estiverem usando a ferramenta. O recurso pode servir como uma porta para alguém com más intenções.

O torpedo é outra forma utilizada pelos criminosos para aplicar golpes. "As tentativas de roubar dados dos usuários chegam também por SMS. Muitas vezes os cibercriminosos se passam pela própria operadora de telefonia e enviam links ou solicitam downloads por esse meio. Ao acessar um desses sites, o usuário pode ter dados pessoais roubados ou o smartphone infectado por alguma praga", afirma Mariano Sumrell, diretor de marketing do fabricante de antivírus AVG.

Outras dicas citadas pelos especialistas incluem baixar aplicativos somente de fontes mais confiáveis, como o Google Play e a Apple Store. No entanto, é preciso saber que mesmo essas lojas online podem ter programas perigosos. O Google Play, por exemplo, apresenta mais casos de vulnerabilidade e recebeu mil aplicativos maliciosos em agosto do ano passado. Evitar links estranhos ou de fontes desconhecidas (assim como deve ser feito no computador) e possuir um antivírus instalado também são hábitos importantes.

Antivírus

O uso de um software antivírus, assim como no computador tradicional, contribui para evitar a contaminação dos smartphones. Rodrigo Giorgi,  professor do curso de segurança da informação da Faculdade Paulista de Informática e Administração, explica a importância de utilizar esse programa. "A tendência é que, cada vez mais, surjam novas ameaças. A troca de chips e SMS entre celulares e tablets traz um risco alto para o usuário que não utiliza antivírus, pois o dispositivo pode ser contaminado", diz.

Giorgi explica ainda que a importância do antivírus é maior nos aparelhos com Android. "Os sistemas abertos, como o Android, são mais vulneráveis que os da Apple, porque os criminosos conhecem o funcionamento do software. Isso faz com que seja ainda mais importante usar um bom antivírus", conta.

O professor recomenda que, na hora da escolha, o usuário opte por um programa de segurança com atualizações frequentes. É necessário atentar-se a esse detalhe porque as ameaças mudam rapidamente

Como identificar uma contaminação

As dicas acima servem para prevenir um possível roubo de dados ou uma infecção com algum tipo de arquivo malicioso. Mas também é preciso identificar quando um smartphone já está contaminado. Nesta situação, os aparelhos apresentam alguns sinais que podem apontar um problema.

SINAIS DE CONTAMINAÇÃO

Lentidão

Alto consumo de dados

Calor excessivo

Bateria com pouca duração

Aplicativos que aparecem sozinhos

Cobrança por serviços que não foram contratados

Sumrell, da AVG, diz que comportamentos como alto consumo de dados, números estranhos na conta e até cobrança por serviços que não foram pedidos podem ser sinais de uma contaminação. "Um malware é capaz de enviar um SMS sozinho e contratar um serviço sem que a pessoa saiba", diz.

O professor Rodrigo Filev aponta ainda que a lentidão excessiva, descarga rápida da bateria, aplicativos que aparecem sozinhos e aumento de temperatura sem justificativa (que deveria acontecer apenas quando o smartphone está processando uma tarefa pesada) também merecem atenção do usuário.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

Escola João Silveira Guimarães tem 18 alunos aprovados no Vestibular 2014 da UEPB

Text:: José Fernandes

A Escola Estadual João Silveira Guimarães em São Bento-PB está mais uma vez de parabéns pelos resultados acumulados em 2013. Desta vez, a escola conseguiu aprovar só no Vestibular da UEPB dezessete alunos e a maioria deles com boas colocações como que podem ser confirmadas na tabela abaixo. Os “feras” cursaram a 3ª série ano passado. A pesquisa com o nome desses alunos foi realizado no Educacen 2013.

Acreditamos que muitos ex-alunos da referida escola foram aprovados na UEPB, no ENEM, em outras Universidades e Faculadades. Mas como não temos acesso a lista de aprovados de outras instituições, por isso, restrigimos os dados dessa matéria apenas à UEPB. Qualquer aluno e/ou ex-aluno da referida escola pode acrescentar seu nome nos comentários para que os são-bentenses conheçam-no para as devidas congratulações.

Class

Inscrição

Candidato

Ent.

Cota

Média

Curso

Cidade

Turma

Q.

2

3506021

FLAVIA MEIRA DOS SANTOS

1

I

594,2

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º E

1

3

3409031

ANDREZA RAISSA LIMA TEIXEIRA

1

I

510,9

CG-PSICOLOGIA

CAMPINA GRANDE

3º B

2

3

4809036

NATAN SEVERO DE SOUSA

1

I

545,4

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º C

3

3

3504036

RAIZA FERREIRA DE ASSIS

1

U

548,6

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º D

4

4

3505005

SARA PEREIRA FERREIRA

1

I

535,4

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º B

5

5

3403003

LUCAS GABRIEL ALVARES DOS SANTOS FERNANDES

1

I

347,1

PT-FISICA

PATOS

3º G

6

5

4109027

NALISON RAMALHO DOS SANTOS

1

I

565,8

JP-RELACOES INTERNACIONAIS

JOAO PESSOA

3º E

7

5

3410036

VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES

1

I

507,6

JP-CIENCIAS BIOLOGICAS

JOAO PESSOA

3º E

8

10

3511031

JOICIENE DA SILVA DINIZ

1

I

338,8

CR-CIENCIAS AGRARIAS

CATOLE DO ROCHA

3º E

9

13

3403034

DAVI HENRIQUE DA SILVA

2

I

362,9

PT-COMPUTACAO

PATOS

3º E

10

13

3404032

VITORIA BRENDA FIGUEIREDO FERNANDES

2

I

489,6

AR-ODONTOLOGIA (BACHARELADO) - INTEGRAL

ARARUNA

3º E

11

14

3506023

JOSICARLA FERNANDA FARIA RODRIGUES

2

I

421,8

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º F

12

15

5005022

MATHEUS DOS SANTOS

2

I

471

PT-ADMINISTRACAO

PATOS

3º G

13

18

3511004

ALINE DO NASCIMENTO FELIX

2

I

304,7

CR-CIENCIAS AGRARIAS

CATOLE DO ROCHA

3º E

14

18

3403037

TAYLANY GALDINO DA SILVA

2

I

348,2

PT-COMPUTACAO

PATOS

3º F

15

20

3512033

ELIANE ALMEIDA ROQUE

2

I

304

CR-CIENCIAS AGRARIAS

CATOLE DO ROCHA

3º D

16

20

3503010

FERNANDA ALVES DOS SANTOS

2

I

388,4

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º C

17

22

3506035

REGIANE SILVA FERREIRA

2

I

386

CR-LETRAS

CATOLE DO ROCHA

3º F

18