Continuam as investigações sobre os boatos que levaram pânico aos b
eneficiários do Bolsa Família. Neste fim de semana, surgiu uma nova versão: a Caixa Econômica admitiu que antecipou os pagamentos do mês de maio e liberou o dinheiro na véspera da correria às agências para saque dos benefícios.
O dinheiro do Bolsa Família foi liberado há dez dias, em uma sexta-feira, para todos os beneficiários, sem aviso prévio. Um caso atípico. Normalmente os pagamentos são feitos de forma escalonada ao longo do mês, e de acordo com o número do cartão.
Nos dois dias seguintes à liberação, sábado e domingo, houve tumulto em 13 estados. No Maranhão agências foram depredadas e no Rio de Janeiro houve longas filas e empura-empura em agências da Caixa. Ao todo, 900 mil pessoas sacaram R$ 152 milhões.
Segundo o governo, o motivo do tumulto foram boatos de que o programa ia acabar e que haveria pagamento extra por causa do Dia das Mães.
Na segunda-feira passada, em entrevista ao vivo ao Bom Dia Brasil, o vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, José Urbano Duarte, afirmou que o pagamento só foi antecipado depois da confusão.
“Em função do boato, o que nós fizemos no final de semana foi criar uma alternativa para que todo mundo que tivesse nas agências pudesse receber independente do calendário. Mas isso foi válido apenas para o final de semana. Em função daquele boato”, afirmou.
No fim de semana, uma reportagem da ‘Folha de São Paulo’ revelou que a Caixa já tinha liberado o pagamento na sexta-feira, véspera do boato.
Em Fortaleza, uma dona de casa confirmou que sacou os benefícios de abril e de maio na véspera dos boatos. “Quando eu tirei, saiu os dois meses, de abril e maio. Achei estranho, mas não voltei para perguntar nada”, afirma Diana dos Santos.
Só nesse fim de semana, a Caixa admitiu que, por causa de melhorias no cadastro, na sexta-feira, 17 de maio, primeiro dia do calendário de pagamentos no mês de maio, o banco disponibilizou o saque, independentemente do calendário individual.
Informou ainda que tem total interesse na apuração dos fatos e que aguarda a investigação da Polícia Federal sobre a origem dos boatos. A PF está investigando o caso há uma semana.
Segundo o jornal ‘O Globo’, uma das linhas de investigação aponta uma empresa de telemarketing no Rio de Janeiro como a origem dos boatos. A Polícia Federal não informou se há relação entre a antecipação do pagamento e a boataria que provocou teria provado tumultos pelo Brasil.
O vice-presidente de Habitação da Caixa foi convidado para uma nova entrevista ao Bom Dia Brasil, mas a assessoria dele informou que José Urbano só vai se manifestar depois que a Polícia Federal concluir as investigações. A polícia trabalha com a possibilidade de que o boato tenha sido espalhado por uma ação orquestrada.
Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário