Siga-nos Você Também!

sábado, setembro 29, 2012

Homem natural de São Bento/PB foi assassinado, na Serra Negra do Norte

Na manhã desta quinta-feira(27), por volta das 11h45, aconteceu um assassinato na rua Júlio Luiz do Nascimento, número 15, Bairro Liberdade(Serra Negra).  Identificado como Antônio Soares, 43 anos, conhecido como Junior, natural da cidade de São Bento no Estado da Paraíba, foi morto com dois tiros de espingarda calibre 12.

Informações dão conta de que a vitima foi morta dentro de sua casa no bairro Liberdade com pelo menos dois tiros de espingarda calibre 12 que podem ter sido desferidos por dois homens que teriam chegado na cidade em um veículo não identificado e em seguida cometeram o crime fugindo provavelmente apé com destino a serra que corta o município de Serra Negra do Norte.
A Policia Militar da cidade de Serra Negra do Norte foi acionada e inciou diligências a procura dos possíveis autores do assassinato. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais da PM/RN (BOPE) que estava na cidade de Jardim de Piranhas se deslocou até Serra Negra do Norte para dá apoio a PM local na caçada aos criminosos e isolamaneto do local do fato até a chegada de uma equipe do ITEP de Caicó.

Fonte: Serra Negra em Foco

quinta-feira, setembro 27, 2012

Confira lista dos novos medicamentos oferecidos pelo SUS

 

São remédios para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é apontada como uma das principais causas de mortalidade no país.

Tem novidade na área da saúde. O governo vai oferecer novos remédios pelo SUS. São remédios para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é apontada como uma das principais causas de mortalidade no país. Cinco milhões de brasileiros podem sofrer com ela.

Os seis medicamentos, corticóides e broncodilatadores já são oferecidos no SUS, o Sistema Único de Saúde para tratar outras doenças. Agora, serão também para pacientes com a Doença Pulmonar Crônica, em seis meses.

Clique aqui para ver a lista

Funcionários de bancos privados e do Banco do Brasil terminam greve

 

Os funcionários da Caixa Econômica Federal não aceitaram o aumento real de 2% e acréscimo de 8,5% no piso salarial, e continuam em greve

Os bancários da maioria dos bancos do país decidiram voltar ao trabalho. Depois de nove dias de paralisação, assembleias realizadas na noite de quarta-feira (26) decidiram acabar com a greve. Eles conseguiram aumento real de 2% e acréscimo de 8,5% no piso salarial.

Isso significa que funcionários de instituições privadas e do Banco do Brasil voltam a trabalhar nesta quinta-feira (27), mas os funcionários da Caixa Econômica Federal não aceitaram a proposta e continuam em greve em várias regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pará, Ceará, Bahia e Sergipe.

Os dias de greve não serão descontados por causa de um acordo dos bancários com a Federação Nacional dos Bancos. Mas eles terão que trabalhar mais duas horas no expediente de segunda a sexta-feira para compensar, além de outros trabalhos administrativos até dia 15 de dezembro.

quarta-feira, setembro 26, 2012

Lista de convocação dos 488 penitenciários aprovados em concurso, Paraíba

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), os convocados devem aguardar a nomeação para tomar posse, o que deve acontecer até o final desta semana

O Governo do Estado convocou, nesta quarta-feira (26), os últimos 488 aprovados no concurso público, realizado em 2008, para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária. A lista foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje.

O concurso ofereceu 2000 vagas. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), os convocados devem aguardar a nomeação para tomar posse, o que deve acontecer até o final desta semana.

Após a nomeação no Diário Oficial, os aprovados terão 30 dias para tomar posse. Para a nomeação, os novos agentes devem apresentar a portaria de nomeação, laudo da Junta Médica do Estado, além dos documentos previstos no edital do concurso. A lista completa pode ser acessada através do site www.paraiba.pb.gov.br/administracao.

Com a convocação dos Agentes de Segurança Penitenciária sobe para 4.357 o número de concursados convocados pelo governador Ricardo Coutinho, desde que assumiu a gestão. De acordo com dados da Sead, foram 3.869 novos servidores na administração direta e indireta somados aos 488 agentes convocados nesta quarta-feira.

Para a secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, o governo sempre esteve atento à situação dos concursados. “Nós temos o compromisso de realizar concursos dentro da demanda e sempre regulamentados pela situação financeira do Estado e da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a secretária.

Confira a lista dos aprovados aqui

Polícia registra oito ‘atentados’ a políticos na Paraíba neste ano

Na maioria, as vítimas procuraram as autoridades policiais para denunciar que sofreram "atentados"

Carro de candidato a prefeito de Marizópolis atingido por tiros nesta terça

Carro de candidato a prefeito de Marizópolis atingido por tiros nesta terça

Desde maio deste ano, quando começaram as definições de quem disputaria as eleições municipais, a Polícia da Paraíba registrou oito tentativas de crimes contra pessoas envolvidas diretamente na campanha. Na maioria, as vítimas procuraram as autoridades policiais para denunciar que sofreram "atentados". Em todos os casos, porém, os denunciantes saíram ilesos. Oficialmente, as autoridades policiais não confirmaram os "atentados" contra esses candidatos.

O último desses "atentados" ocorreu no final da noite desta terça-feira (25) contra o candidato a prefeito de Marizópolis, Abdon Lopes (PSB). O município fica no Sertão paraibano, tem 6.173 habitantes e fica a 450 quilômetros de João Pessoa.

Abdon contou que voltava de Sousa, cidade a 20 quilômetros de Marizópolis, onde teria participado de uma reunião com seu advogado, quando percebeu um homem deitado na BR-230 e uma moto parada no acostamento da rodovia federal. Ele disse que ao reduzir a velocidade, viu o homem se levantar, apontar-lhe uma arma (possivelmente um revólver) e efetuar disparos.

O vidro do carro do candidato a prefeito foi atingido pelo disparo. A Polícia vai realizar exame pericial no veículo. Abdon estava acompanhado do candidato a vereador Antônio Carlos (PSB). Eles prestaram queixa na delegacia de Marizópolis.

Na terça-feira (25), o prefeito de Serra Branca, cidade do Cariri paraibano (a 238 quilometros da Capital), Guilherme Gaudêncio, renunciou ao mandato, depois de revelar que estava sofrendo ameaças de morte por telefone. Ele também desistiu da disputa pela reeleição. Gaudêncio assumiu o cargo na sexta-feira passada (21), depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a cassação do mandato do ex-prefeito Eduardo Torreão, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Torreão tornou-se inelegível e também saiu do páreo.
Outro que denunciou ter sido vítima de "atentado" foi o deputado estadual Genival Matias. Ele é presidente estadual do PT do B. Na sexta-feira (12), Genival voltava à Capital em sua camionete pela BR 230, depois de participar de um comício na cidade de Juazeirinho (região da Borborema, a 190 quilômetros da Capital). O deputado assegura que teve o seu  veículo atingido por um tiro na janela que fica atrás do assento do motorista.

De acordo com boletim de ocorrência, registrado na cidade de Campina Grande, o incidente aconteceu quando Genival Matias passava pela cidade de Soledade (a 12 quilômetros de Juazeirinho).

No último dia 7, o candidato Francisco Jucélio de Sá Mendes (o ‘Celinho Mendes’), que disputa a Prefeitura de São José da Lagoa Tapada (região do Vale do Piancó, a  462 quilômetros de João Pessoa), denunciou que dois homens encapuzados tentaram interceptar o veículo que ele dirigia. Eles teriam saído de um matagal já atirando.

O peemedebista estava acompanhado do seu candidato a vice, Jucélio Formiga. Ambos afirmaram à Polícia que um tiro atingiu a lataria do carro. Os candidatos aproveitaram para pedir tropas federais na cidade para garantir a segurança do pleito.

No domingo (02), foi a vez candidato a prefeito de Alcantil (na região do Cariri, a 149 quilômetros da Capital),José Ademar de Farias, alardear que teria sofrido um atentado na madrugada, quando dirigia seu carro numa rodovia federal. Ele garante que teve o veículo atingido por disparos de espingarda calibre 12. A Polícia investiga o caso e não confirma a autenticidade dos disparos.

No dia 29 de agosto, o vice-presidente do Diretório Estadual do PT na Paraíba, Nabal Barreto, e o dirigente partidário da legenda, Paulo Nascimento, tiveram o carro atingido por disparos. Eles saíram de João Pessoa e se dirigiam à cidade de Pitimbú (Litoral Sul da Paraíba, a 68 quilômetros de João Pessoa), na madrugada, quando tiveram o carro atingido por disparos. Um dos pneus do Fiat Uno que dirigiam estourou. Eles abandonaram o carro em uma estrada vicinal e se esconderam num matagal, de onde saíram após as 6h, e foram direto para a Delegacia de Polícia.

No dia 20 daquele mês, o candidato a prefeito de São Bento (no Alto Sertão da Paraíba, 375 quilômetros da Capital), Jullys Rammon Rezende Ramalho da Silva (PMDB), disse ter sofrido um atentado. Ele prestou queixa na Delegacia na tarde da segunda-feira. De acordo com o Boletim de Ocorrência, quando passava por uma das ruas do centro da cidade de São Bento, sua camionete, uma Hilux SRW, placa NPX 9393, foi apedrejada por dois homens que estavam em uma motocicleta. O prefeito não reconheceu os acusados, disse apenas que eles fugiram em direção ao município de Paulista.

O primeiro a denunciar esse tipo de ação foi o prefeito de Várzea, José Ivaldo de Morais, candidato à reeleição. Na época, ele disse que ficou "muito assustado e em estado de choque". O "atentado" teria ocorrido na noite da quinta-feira, 17 de agosto, próximo à cidade de Santa Luzia (no Sertão do Estado, a 260 quilômetros de João Pessoa)

Fonte: Portal Correio

Juiz determina “toque de recolher” em Sousa e Marizópolis

Juiz determina “toque de recolher” em Sousa e Marizópolis; desobidiência vai gerar multa

O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Sousa, José Normando Fernandes, determinou a proibição de visitas a eleitores e toque de recolher noturno nos municípios de Sousa e Marizópolis. Segundo informações, a determinação foi feita em acordo com as coligações que fazem parte do pleito eleitoral deste ano nos municípios.
A decisão do juiz passa a valer a partir desta quarta-feira (26). Entretanto, da meia-noite até as 05 horas da manhã não é permitida a circulação de pessoas em carros ou a pé nas ruas das cidades de Sousa e Marizópolis.
Caso haja descumprimento da decisão e houver flagrante, o cidadão será multado em 10 mil reais e terá o veículo apreendido, sendo devolvido ao proprietário somente após o pleito. O cidadão corre o risco de ser ainda processado.
Já a partir dessa quarta-feira (26) a decisão passa a valer da meia noite até às 05h00 da manhã. Ninguém poderá ficar circulando, a pé ou de carro, nas ruas dessas duas cidades.
A fiscalização será feita pela polícia e fiscais da Justiça Eleitoral.
Diário do Sertão

Estado paga folha de setembro nesta sexta-feira, dia 28

Estado paga folha de setembro nesta sexta-feira, dia 28

O Governo do Estado vai pagar a folha de pessoal referente ao mês de setembro na próxima sexta-feira (28). Geralmente o pagamento é efetuado em dois dias, no entanto, todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas vão ter as suas remunerações creditadas no dia 28.     
“O Governo segue pagando dentro do mês trabalho e acreditamos que a greve dos bancários não vai prejudicar o pagamento dos servidores, já que o montante vai ser repassado pelo Estado normalmente para as instituições bancárias”, afirmou Livânia Farias, secretária da
Administração do Estado.

Redação com Secom-P

Valor das Eleições Municipais na Paraíba

Realizar eleições custa tão caro que os candidatos poderiam decepcionar menos o eleitor/ contribuinte. O orçamento do TRE-PB para as despesas de custeio nas eleições deste ano é de R$ 5.229.650 milhões. Estes recursos se destinam aos gastos com complementação de energia, água, telefonia, todo tipo de material (gráfico, para treinamento etc.), contratações, combustível, transporte, divulgação, auditoria (votação paralela), e até o auxílio alimentação para os mesários, ao valor de R$ 22,00 por pessoa. Nas eleições de 2010, o valor liberado pelo TSE para custeio foi de R$ 4,997 milhões. O secretário de Administração e Finanças do TRE, Ranulfo Lacet Viegas, acredita que os recursos serão suficientes para primeiro e segundo turno das eleições. Vamos exercer nosso direito. O processo eleitoral custa caro para jogarmos fora.
Segundo turno
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, se o primeiro colocado não obtiver, no primeiro turno, mais de 50% dos votos mais um, haverá segundo turno. No dia 28 de outubro, está marcado o segundo turno das eleições municipais. Tudo aponta para que as eleições em João Pessoa caminhem para o segundo turno.

PF detém Dinaldo Wanderley com dinheiro e material de campanha em Patos


O advogado do ex-prefeito, Felipe Palmeira, disse que Dinaldo estava voltando de Campina Grande com o material para fazer bandeiras e o dinheiro apreendido seria utilizado ao pagamento de funcionários.
Dinaldo Wanderley

A Polícia Federal no município de Patos (no Sertão paraibano, a 295 quilômetros de João Pessoa) deteve na noite desta terça-feira (25), o ex-deputado estadual Dinaldo Wanderley.  Ele foi conduzido a sede do órgão na entrada da cidade. O parlamentar estava com uma quantia especulada em R$ 30 mil, além de material que seria utilizado durante a campanha.
A versão ainda do advogado relata que o material foi comprado em João Pessoa para fazer bandeiras e o dinheiro apreendido seria utilizado ao pagamento de funcionários.
O delegado Felipe Alcântara ainda está contabilizando o dinheiro, mas especula-se que a quantia apreendida esteja em torno de R$ 30 mil. Ele comunicou que em breve divulgará uma nota sobre o caso.
O ex-deputado é pai do candidato a prefeito Dinaldo Wanderley Filho, o Dinaldinho, da coligação  'Por uma Patos Melhor', formada pelo PP/PDT/ PSL/PTN/PPS/DEM/PSDC/PRTB/PTC/PSB/PV/PRP/PSDB/PSD. Filiado ao Democratas, Dinaldinho, 35 anos, tem como adversária a deputada estadual peemedebista Francisca Motta, 71 anos. Ela concorre  pela coligação 'O Melhor Pra Patos', que em os partidos PRB/PT/PTB/PMDB/PSC/PR/PHS/PMN/PPL/PC do B/ PT do B.

terça-feira, setembro 25, 2012

Trabalhadores em Educação param e deixam 400 mil alunos da Paraíba sem aulas por um dia

A Secretaria Estadual de Educação garante que ouviu representantes das categorias e que, no mês passado, encaminhou projeto à Assembleia Legislativa que trata das gratificações. Para o sindicato, a iniciativa limita as progressões funcionais.

Professores e funcionários da rede estadual de ensino paralisam, nesta terça-feira (25), suas atividades. O protesto está previsto para acontecer, também por um dia, em 26 de outubro e 26 de novembro. Ele marca a mobilização anual desses servidores, para reivindicar melhorias salariais.
Cerca de 400 mil alunos estão sem aulas. Em João Pessoa e em Campina Grande, os servidores articulam protestos nas ruas. Eles cobram a abertura de um canal de negociação com o Governo do Estado.
A Secretaria Estadual de Educação garante que ouviu representantes das categorias e que, no mês passado, encaminhou projeto à Assembleia Legislativa que trata das gratificações. Para o sindicato, a iniciativa limita as progressões funcionais. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) afirma que há descumprimento por parte do Governo do Estado do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
A Secretaria de Estado da Educação nega falta de negociação. A assessoria informou que estão previstas novos encontros com representantes dos trabalhadores em Educação.
Funcionários, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos, bibliotecários e cozinheiras também paralisaram suas atividades por um dia. A reivindicação principal dessas categorias é reduzir de oito para seis horas a jornada diária de trabalho.

Fonte: Portal Correio

Banco mesmo em greve deve garantir saque de salário de funcionários públicos

Procon afirma que agências deverão ter funcionário para atender quem precisa sacar na boca do caixa

27092011linkjpgrevebancos

Os bancos devem garantir que os funcionários públicos, aposentados e pensionistas recebam normalmente os salários esta semana. Para isso, segundo o Procon Estadual, além do abastecimento dos caixas eletrônicos, as agências devem ter um gerente de plantão para atender os que não conseguirem sacar salários e benefícios. O Sindicato dos Bancários também informou que vai definir se funcionários irão às agências nos dia de pagamento.

“O pagamento deve ser garantido e quem não tem como sacar em caixa eletrônico deve entrar em contato com a instituição financeira para que seja oferecida outra opção”, afirmou o coordenador de atendimento do Procon-PB, Alan Richers. Segundo ele, se esta opção não seja disponibilizada ou ocorra outro tipo de problema, o consumidor deve procurar o Procon e registrar a queixa.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Região Metropolitana de João Pessoa, Marcos Henriques, a categoria vai se reunir e definir como serão os dias de pagamento. “Todo mundo tem cartão e os caixas eletrônicos serão abastecidos normalmente para que ninguém tenha problema. Mas em assembleia vamos analisar o caso e verificar se bancários terão plantão”, disse.

Marcos Henriques também informou que mais de 10 mil agências já estão com o atendimento suspenso em todo País e que esta semana o movimento deve contar com uma adesão ainda maior. “Na sexta-feira houve reunião em São Paulo e teve uma avaliação muito boa do movimento, mas os banqueiros ainda não chamaram para negociar”.

Fonte: Portal Correio

quinta-feira, setembro 20, 2012

Presos da Operação Esqueleto agiam de forma violenta e esquartejava vítimas

Tráfico de droga, execuções, porte ilegal de arma, entre outros crimes e ainda integrar a facção criminosa “Alqaeda” são as principais acusações atribuídas aos 42 presos durante a Operação “Esqueleto”, desencadeada na madrugada desta quarta-feira, 19, nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Foram expedidos pela Justiça 50 mandados de prisão e busca e apreensão. Vários dos presos já se encontram recolhidas em presídios da Grande João Pessoa.

Entre os presos está o 3º sargento Arnóbio Gomes Fernandes, 45 anos, que, segundo o delegado Cristiano Jaques, participava do grupo como segurança. Arnóbio já havia sido preso acusado de integrar um grupo de extermínio e é candidato a vereador no município de Bayuex.

De acordo com a delegada Anne Caroline, que participou da entrevista coletiva sobre a operação, a polícia reconhece a facção criminosa Alqaeda, com atuação em várias cidades, tanto da região metropolitana de João Pessoa, como também na região do sertão paraibano.

O que chamou a atenção das autoridades durante as investigações foi à descoberta da construção de um condomínio na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários, com o tráfico de droga, além de algumas casas populares.

As investigações que chegaram ao grupo, segundo o delegado do Grupo de Operações Especiais, Cristiano Jaques, já vinha sendo realizadas há cerca de um ano. O levantamento da polícia foi feito por policiais civis (GOE), militares (Serviço de Inteligência) e da Rodoviária Federal (Núcleo de Operações Especiais – NOE).

Cristiano Jaques revelou que o grupo já praticou dezenas de assassinatos e age de modo violento, inclusive com esquartejamento das vítimas. Ele disse que o grupo preso, pertencente a “Alqaeda” agia pelo menos em três cidades da região metropolitana de João Pessoa.

Abaixo a relação dos presos:

Presos na operação

1. Fábio Emanuel de Assis, 33;
2. Verônica Vieira da Silva, 41, a Vera, sogra de He-Man
3. Márcio do Nascimento Rodrigues, 30, também preso em flagrante por porte ilegal de munição
4. Erinaldo Alves Rodrigues, “Satanás”
5. Fabríco Lima da Silva
6. Emerson da Silva Nascimento, 33
7. Clademir Sales Barbosa, o “Crau”, 23
8. Eliziane Gama dos Santos, 19
9. Abraão Alves Cavalcante, 38
10. Jaqueline Ramos da Silva, 29
11. Vanessa Lins de Oliveira,20
12. Arnóbio Gomes Fernandes, 45, sargento da PM
13. Eliete de Lourdes Tavares da Silva, 44
14. Everaldo Lavoisier Tavares da Silva, o “Boboso”, 24
15. Petrônio de Aguiar, o “Peu”, 23
16. Kaline Brito da Silva, a “Maga”, 20
17. José Targino Teixeira, “Zé Ovão”, 53
18. Marciel José de Sousa, 23, também preso por porte ilegal de arma (pistola) e munição
19. João Bernardo Rodrigues, o “João da Sinuca”, 55. Com ele foram apreendidos R$ 5.900, U$ 27 e 50 mil sucris.
20. Eliziane Gama dos Santos. Com ela foram apreendidos três pedras de crack, pólvora, maconha, entre outros objetos e dinheiro.
21. Anildo de Oliveira Ribeiro, o “Neneca”

Prisões em flagrante

1. Laércio Augusto da Silva, 25
2. Diego Araújo Dauto, 23
3. Maria da Guia Alves da Silva, 24
4. Josenildo Pereira de Lima, preso com um quilo de crack

Fonte: Paraíba Hoje

Governador da Paraíba exonera Secretário de Educação

O advogado Harrison Targino não é mais Secretário de Educação do Estado. As primeiras informações na noite desta quarta-feira (19) é que ele tinha sido exonerado pelo governador Ricardo Coutinho. Harrison confirmou que está deixando o cargo, mas alega que partiu de sua inciativa a decisão deixar o governo.

O Portal Correio apurou no início da noite que o secretário estaria com problemas de relacionamento com a secretária executiva Márcia Lucena. Ele teria retirado poderes da secretária, que é uma indicação pessoal do governador Ricardo Coutinho. Harrison nega. Ele diz que irá disputar a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba. Acrescenta ainda que quando era secretário de Administração Penitenciária já havia pedido para ser dispensado do cargo de confiança do primeiro escalão, mas o governador lhe convenceu a permanecer.

O ato de exoneração deve ser publicado na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (20). Ainda não há nomes para substituí-lo.

Harrison é sócio de um escritório de advocacia em João Pessoa junto com o senador Cássio Cunha Lima. Essa parceria também gerou especulações políticas, mas que foram rechaçadas pelo próprio ex-secretário.

Targino assumiu a pasta no dia 7 de abril no lugar do professor Afonso Scocuglia.

Perfil de Harrison Targino

Harrison Alexandre Targino, advogado, é inscrito na OAB/PB desde 1988. É professor titular de Direito Processual da UEPB e idem do Unipê. O novo secretário é mestre em Direito Processual pela PUC/SP e presidente da União dos Juristas Católicos da Paraíba.

Já exerceu vários cargos e funções dentro da administração pública, entre estes os de Procurador Geral do Estado, de Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social e de Secretário de Estado de Administração Penitenciária.

Fonte: Paraíba Hoje

segunda-feira, setembro 17, 2012

O que é permitido e o que não é permitido no período eleitoral

Fonte: Agência Brasil

No período de campanha e no dia das eleições, há uma série de normas e procedimentos que têm de ser seguidos por eleitores, candidatos a cargos eletivos e cabos eleitorais. Definidas pela Justiça Eleitoral, tais regras dizem respeito, por exemplo, ao uso da internet, de camisetas e bonés e à distribuição de folhetos ou santinhos, além de estabelecerem critérios para a realização de comícios, carreatas e caminhadas.
Veja aqui o que é permitido e o que não é permitido no período eleitoral:

Internet

Pode
Está autorizado o uso de sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. É permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter etc.) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas devem conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.

Não Pode
Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga, propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

Camisetas, chaveiros, bonés, canetas e brindes

Pode
A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato, nem especificação de cargo em disputa. A restrição vale para qualquer outro material de divulgação institucional.

Não Pode
A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização. Esta vedação vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Comício

Pode
Os comícios poderão ser realizados até a meia-noite do dia 5 de outubro. É autorizado o uso de aparelhagem de som fixa. O trio elétrico terá de permanecer parado servindo apenas como suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato.
Não Pode
Estão proibidos shows com apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação.

Alto-falantes ou amplificadores de som

Pode
São permitidos desde que respeitadas algumas regras.
Não Pode
A menos de 200 metros das sedes de órgãos públicos.

Caminhada, carreata e passeata
Pode

Até dia 2 de outubro. É permitida a distribuição de material gráfico e o uso de carro de som que circule pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. É preciso respeitar a distância mínima de 200 metros dos órgãos públicos.
Não Pode
Usar a aparelhagem de som para transformar a manifestação em comício.

No dia das eleições
É permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, revelada pelo uso de bandeiras, broches e adesivos.

Cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras móveis
Pode

Ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.
Não Pode
Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. São proibidos também nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. A proibição vale ainda para árvores e jardins localizados em áreas públicas, muros, cercas e tapumes divisórios. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda. Para a Justiça Eleitoral, bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

Faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições
Pode

Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4 metros quadrados.
Não Pode
Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.

Distribuição de folhetos, volantes e outros impressos (santinhos)
Pode

Até as 22h do dia que antecede as eleições. Não depende da obtenção de licença municipal, nem de autorização da Justiça Eleitoral.
Não Pode
Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter também o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a tiragem. No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Outdoors
Não Pode

Independentemente do local. A empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos pagarão multa, caso recorram a propaganda em outdoors.

Jornais e revistas
Pode

Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.
Não Pode
Publicação de propaganda eleitoral que exceda a dez anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, num espaço superior, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide. Também não pode deixar de constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção.

Rádio e Televisão
Pode

Apenas para propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro, inclusive).
Não Pode
Antes das eleições as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados, entre outras vedações.

Ônibus da Prefeitura de Soledade é flagrado em carreata

Ônibus da Prefeitura de Soledade é flagrado em carreata na cidade de Gurjão

Na tarde do domingo (16) na cidade de Gurjão a Coligação “Esse é o caminho” que tem como candidato a prefeito Ronaldo Queiroz e vice Zé Elias, organizou uma concentração no sítio Cipriano com destino ao centro da cidade onde aconteceu um comício na praça central.

Durante o evento foram flagrados veículos públicos sendo usados no ato da coligação. Como mostra a imagem acima, um ônibus da Prefeitura Municipal de Soledade foi estacionado próximo ao Comitê da Coligação e logo em seguida "preparado" com fotos dos candidatos que estavam fazendo a movimentação. O ônibus seguiu em desfile pelas ruas de Gurjão carregado de pessoas com bandeiras.

Polícia agiu rápido para conter tumulto ao lado da Igreja.

CONFUSÃO
Com os ânimos bastante acirrados, ainda houve um tumulto entre simpatizantes dos dois grupos ao lado da Igreja
Matriz da cidade. A confusão só acabou após a chegada da polícia no local. Várias pedras foram arremessadas em meio a confusão, chegando a atingir alguns veículos que estavam nas proximidades.

Algumas pessoas de Gurjão se dirigiam a Delegacia na cidade de Serra Branca para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) devido agressões.

Fonte: Paraíba Mix

Lei da Ficha Limpa impede 44 candidaturas na Paraíba; confira lista completa do TRE-PB

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em fevereiro último pela validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) nas eleições de 2012 e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com base no novo dispositivo legal indeferiu 44 registros de candidaturas no Estado.

Entre os candidatos, 16 pretendem concorrer ao cargo de prefeito e sete ocupam a postulação de vice-prefeito, os outros 21 pleiteiam uma vaga para vereador, segundo levantamento fornecido ao Portal Correio pela Assessoria de Comunicação do TRE-PB.

Mesmo com a decisão desfavorável em segunda instância, os candidatos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de modificar a decisão.

O indeferimento do registro não impede que seja dada continuidade a campanha e os enquadrados na lei podem até ser eleitos, mesmo que não venham a tomar posse. Acontece que não é vedado ao candidato concorrer sub judice, ou seja, com o processo ainda sob a apreciação da Justiça.

Caso o candidato barrado pelo TRE saia vencedor na eleição de outubro próximo, ele não será diplomado até que o TSE julgue o recurso e venha a determinar a modificação da decisão da segunda instância judicial.

Enquanto não houver a apreciação, o candidato que obtiver a segunda melhor votação é quem tomará posse.

Caso Cássio
Um caso emblemático na Paraíba foi o do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o registro de candidatura negado pelo TRE-PB com base na Lei da Ficha Limpa. Como não havia impedimento para correr a eleição, o ex-governador deu continuidade à campanha e foi o candidato ao Senado Federal que obteve a maior votação no Estado, ultrapassado a marca de um milhão de votos.

Ao final do pleito em outubro de 2010, os votos do tucano foram apenas contabilizados, mas apareceu um 'zero' como resultado final.. Os peemedebistas Vital do Rêgo eWilson Santiago, com a segunda e terceira melhores votações, respectivamente, tomaram posse no Senado.

Em outubro de 2011, após cerca de um ano de batalha judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF), entendendo que a lei só poderia agir a partir da eleição deste ano, determinou a posse de Cássio Cunha Lima. Em novembro do mesmo ano, o tucano assumiu o mandato, tirando Wilson Santiago do Senado Federal.

Lei da Ficha Limpa
Sancionada em 2010, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) modificou a Lei das Inelegibilidades, de 1990, aumentando o número de situações em que um candidato fica impedido de concorrerà disputa eleitoral.

Este é a primeiropleito em que a lei de iniciativa popular é aplicada. A nova regra que impede a candidatura de políticos condenados por órgãocolegiado (mais de um juiz),dos cassados ou dos que renunciaram para evitar cassação, quais ficam inelegíveis por oito anos.

Candidatos a prefeito barrados pelo TRE-PB, com base na Lei da Ficha Limpa:

Aldegício Balduíno da Nóbrega (Areia de Baraúnas)
Jeová Pinto da Silva (Barra de São Miguel)
Sara Maria Francisca Medeiros Cabral (Bayeux)
Tarcísio Marcelo Barbosa Lima (Belém)
Manoel Antônio dos Santos (Caaporã)
Egilmário Silva Bezerra (Cacimba de Areia)
Alexandre Braga Pegado (Conceição)
Odoniel de Sousa Mangueira (Diamante)
Cláudia Arnaldo de Alencar Araújo (Mataraca)
Marcone Adonias Dantas (Paulista)
José Carlos Soares (Santana dos Garrotes)
Espedito Aldeci Mangueira Diniz (Santana de Mangueira)
Maria Luiza do Nascimento Silva (Sapé)
Ricardo Vilar Wanderley Nóbrega (São José de Espinharas)
Luiz Gonzaga Bezerra Duarte (Serra da Raiz)
Glória Geane de Oliveira Fernandes (Uiraúna)
Candidatos a vice-prefeito barrado pela Lei da Ficha Limpa
Josimar Marcelino Barbosa (Caraúbas)
José Nildo Mota Alexandre (Itatuba)
José Will Rodrigues (Itaporanga)
Ana Júlia Soares Cardoso (João Pessoa)
José Alvino de Lima (Pedra Branca)
Wilton Pontual de Oliveira (Pilar)
Roberto Bernadino da Cruz (Serraria)

Candidatos a vereador barrado pela Lei da Ficha Limpa

Edilton Silva Nascimento (Areia)
José Germano Trajano dos Santos (Areia)
Abrham Hiberlucio Pereira (Barra de São Miguel)
João Maurício Pereira Dionízio (Caaporã)
Cozete Barbosa Loureiro Garcia de Medeiros (Campina Grande)
Flávio Romero Guimarães (Campina Grande)
Fabiano Márcio Rodrigues (Conceição)
Maria das Graças Soares (Curral de Cima)
Luiz Alberto Tolentino (Itaporanga)
Emílio Júnior da Motta Pessoa (Jacaraú)
Ednaldo Luciano do Nascimento (João Pessoa)
Rodrigo Rodolfo de Melo (Marizópolis)
Inácio Teixeira de Carvalho (Monteiro)
Adelgistro Balduino Sobrinho (Patos)
Gercilda Nóbrega de Brito Pereira (Riacho dos Cavalos)
Hermano José Coutinho de Morais (São João do Cariri)
José Humberto de Queiroz (São José dos Cordeiros)
Cícero Mendes da Silva (São José dos Ramos)
Juaci Cordeiro de Souza (São Vicente do Seridó)
João Severino dos Santos
Filho (Sapé)
Welliton Carlos Alencar de Sousa (Uiraúna)

O inferno do Frei: justiça condena deputado do PT por improbidade…


O deputado estadual Frei Anastácio, do Partido dos Trabalhadores, anda pra cima e pra baixo com denúncias contra o governo do Estado, entre elas, o pedido para instalação da CPI da Cagepa. Vai ter que dividir o espaço entre os papéis que carrega com sua defesa pra não correr o risco de ficar sem mandato, por causa de complicações na justiça no tempo em que foi superintendente do Incra na Paraíba. Decisão da Justiça Federal, em resposta à ação movida pelo Ministério Público Federal, sugere que no lugar de água Anastácio tem que cuidar é ter mais cuidado pra tratar de assuntos relacionados a terra.

A ação de nº 0002834-83.2010.4.05.8201, proposta contra Anastácio em 2010, foi em razão de descaso reiterado do réu em responder a questionamentos do MPF referentes a investigações sobre denúncias de invasões não apuradas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na época, Anastácio era superintendente regional do Incra na Paraíba.

Conforme a sentença, o réu está condenado a perder função pública eventualmente ocupada, ter suspensos os direitos políticos pelo prazo de quatro anos, pagar multa de 30 vezes o valor da remuneração que recebia quando era superintendente (com juros de mora e correção monetária), estando ainda proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

Para o juiz da 4ª Vara Federal, o réu não conseguiu justificar a inércia na apuração de denúncias de invasões feitas ao Incra, não havendo “um só despacho, decisão ou manifestação sua nos autos que sinalizasse tenha ele realmente empreendido os esforços necessários a dar sequência ao procedimento administrativo em questão”.

Na ação, o MPF apresentou a série de ofícios requisitórios enviados ao réu, solicitando informações sobre o andamento das investigações das denúncias. Na sentença, o juiz ressaltou: “pode-se facilmente ver que, ao longo da administração do réu, foram quase dez ofícios para que apenas uma resposta fosse dada e, mesmo assim, com um pedido de dilação de prazo que apenas serviu para protelar ainda mais o andamento do procedimento administrativo” e concluiu “restou, portanto, configurada a prática de improbidade administrativa descrita no artigo 11, II, da Lei nº 8.429/92” (Lei de Improbidade). O réu recorreu e o caso será levado ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Fonte: Paraíba Hoje

Caso condenado, Dirceu diz que não pensa em fugir do Brasil

RIO - O ex-ministro da Casa Civil de Lula e deputado cassado José Dirceu afirma que não pensa em fugir do Brasil, caso seja condenado. Em entrevista ao jornal 'Folha de S. Paulo' Dirceu diz que está preparado para qualquer resultado do julgamento do mensalão no STF. Esta semana, o Supremo começa a julgar o núcleo político do esquema. O ex-ministro é acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha.

- A expectativa que eu tenho? Eu fui cassado pela Câmara dos Deputados sem provas. De lá para cá, eu sofri um linchamento como corrupto e quadrilheiro. Eu estou preparado para qualquer resultado.

O ex-ministro não quis comentar a hipótese de o publicitário Marcos Valério contar tudo que sabe sobre o esquema, caso seja preso. De acordo com o colunista Ricardo Noblat, o publicitário gravou quatro vídeos em que conta tudo sobre o mensalão, para ser usado caso aconteça alguma coisa contra ele.

Dirceu negou que tenha conversado com Lula sobre a hipótese de ser preso. E voltou a afirmar que é inocente e confia na Justiça.

- Não é que não tem prova no processo contra mim. Eu fiz a contraprova. Eu sou inocente. Eu confio na Justiça.

Apesar disso, diz não ter a ilusão de que sua vida ficará mais tranquila, caso absolvido.

- Em sete anos, eu não tive a presunção da inocência. Por que vou ter a ilusão de que isso vai ocorrer, mesmo que eu seja considerado inocente pelo Supremo?

E afirmou que não está deprimido, apesar de estar mais magro.

- Eu não tenho razão para estar deprimido. Eu tenho objetivos, metas, sonhos. Eu acordo às seis da manhã todos os dias. Recebo o resumo das notícias que a equipe do meu blog envia. (...) Eu gasto duas ou três horas lendo toda a imprensa brasileira, no iPad e no meu laptop. Depois, escrevo artigos para o blog.

Fonte: Agência O Globo

Hezbollah convoca protestos contra filme que satiriza Maomé

O chefe do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, discursa na emissora do grupo, a Al Manar, em 16 de setembroO chefe do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, convocou os muçulmanos do Líbano a protestar contra o filme que satiriza o profeta Maomé com manifestações a partir desta segunda-feira.

"Mostrem ao mundo inteiro nossa ira e nossa voz, nesta segunda-feira e nos dias seguintes", declarou o líder do poderoso movimento xiita em discurso transmitido pela Al Manar, a TV do Hezbollah.

Nasrallah convocou um protesto nesta segunda-feira para o subúrbio sul de Beirute, na quarta-feira para a cidade de Tiro (sul), na sexta em Baalbeck (leste), no sábado em Bent Jbeil (sul) e no próximo domingo para Bekaa.

O líder do movimento xiita se dirigiu aos muçulmanos de todo o mundo pedindo que reajam ao filme que descreveu como "o pior ataque contra o Islã, pior ainda que 'Os versos satânicos' (livro de Salman Rushdie publicado em 1988), que a queima de exemplares do Alcorão no Afeganistão ou as caricaturas do profeta Maomé" publicadas por um jornal dinamarquês.

Hassan Nasrallah prometeu que "os que escreveram, dirigiram e produziram este filme serão castigados; não importa onde estejam, ninguém poderá protegê-los".

O filme "A Inocência dos Muçulmanos", produzido nos Estados Unidos e que mostra o profeta Maomé como imoral e brutal, provocou violentos protestos diante das representações diplomáticas americanas no Cairo e em Benghazi na terça-feira passada, que depois se espalharam a outros países.

Em Benghazi, o protesto deu lugar a um ataque com armas pesadas contra o consulado dos EUA que matou quatro funcionários americanos, inclusive o embaixador Chris Stevens.

Na sexta-feira, o principal dia de oração do Islã, os protestos sacudiram Iraque, Irã, Iêmen, Egito, Síria, Marrocos, Argélia, Tunísia, Sudão e Líbano, além de vários países muçulmanos na Ásia, deixando ao menos doze manifestantes mortos.

No sábado, a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) convocou os muçulmanos a seguir atacando as representações diplomáticas e interesses dos Estados Unidos em todo o mundo para protestar contra o filme.

Neste domingo, o presidente do Congresso Nacional Líbio, Mohammed al-Megaryef, disse à rede de televisão CBS que o ataque contra o consulado em Benghazi foi realizado por estrangeiros.

"Foi premeditado e, definitivamente, planejado por estrangeiros, por gente que entrou no país há alguns meses", afirmou Al-Megaryef, ao anunciar a prisão de 50 pessoas por envolvimento no ataque.

Já a diplomata americana nas Nações Unidas, Susan Rice, estimou que a ação em Benghazi "foi uma reação espontânea, sem premeditação, ao protesto iniciado no Cairo, onde horas antes havia ocorrido uma violenta manifestação contra este vídeo extremamente chocante".

"Pensamos que um pequeno grupo foi ao consulado imitando o que ocorreu no Cairo (...) e parece que extremistas fortemente armados aproveitaram a situação", disse Rice à rede de televisão ABC.

"Não vemos neste momento sinais de um plano coordenado, de ataque premeditado" contra os interesses dos Estados Unidos, concluiu Rice.

Yahoo

domingo, setembro 16, 2012

São-bentense vira notícia nacional

Conheça a rainha do petit gateau

Do JC Online

Foto: Igo Bione/JC Imagem

O nome dela é Jacedna de Souza, nascida no pequenino município de São Bento-PB, perto de Catolé do Rocha (PB), mas podem chamá-la de rainha do petit gateau. O título pode ser confirmado por todos os fãs que vão ao Ça Va com a mente focada no final da refeição, quando chega à mesa, glorioso, aquele que é uma das vedetes do menu: um bolinho de massa firme por fora mas que, ao ser partido, derrama seu recheio de doce de leite derretido, que se espalha para se misturar ao sorvete de tapioca.

Alcançada a perfeição, Jacedna não parou por aí e já fez várias versões desta sobremesa: milho verde, frutas vermelhas, limão siciliano, chocolate e goiabada com requeijão. Para os mais insaciáveis, ela lançou no cardápio a opção Sensation Trio (R$ 18), três unidades no tamanho petit, uma de cada sabor. Mas não é só nesta especialidade que ela se garante. Seu mil folhas de morangos ao musse de chocolate branco e calda de maracujá é de fazer Ana Maria Braga comer embaixo da mesa.

A citação à musa das donas de casa não é à toa. Para Jacedna, ex-professora de crianças em escola pública, ninguém pode falar mal da senhora platinada que aparece na telinha. Foi com ela, garante, que começou a crescer a paixão pela culinária e a vontade de praticá-la, especialmente no que se refere a tortas, bolos e docinhos em geral, sua “grande paixão”. Há três anos morando no Recife, ela já concluiu o curso técnico no Senac e está agora frequentando a faculdade. Jacedna está apenas começando na profissão, mas já acena para que não a percamos de vista.

sábado, setembro 15, 2012

Juiz da PB manda PF prender diretor do Google no Brasil

O juiz da propaganda eleitoral de mídia e internet de Campina Grande (PB), Ruy Jander, decretou nesta sexta a prisão do diretor geral do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, residente em São Paulo, acusado de crime de desobediência. O magistrado determinou que a Polícia Federal efetue a prisão de Balthazar e que ele só seja liberado mediante pagamento de fiança, após comprovação do cumprimento da ordem judicial. O Google divulgou uma nota sobre o assunto, dizendo "que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão".

Para a Justiça Eleitoral da Paraíba, o diretor do Google desobedeceu à Justiça, porque teria ignorado sua determinação de retirar do Youtube um vídeo postado por um site denominado "Humor Paraíba". No vídeo, o candidato a prefeito líder nas pesquisas em Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), é chamado de burro numa montagem feita com o personagem Chaves.

 

No vídeo, Rodrigues apresenta propostas para a educação e, ao se referir ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ele troca a palavra "desenvolvimento" por " desempenho". Em seguida, aparece Chaves dizendo: "Que burro, dá zero pra ele". Segundo o juiz, Balthazar foi notificado e se defendeu. Na defesa, ele pediu que o juiz reconsiderasse o pedido de prisão, que foi negado.

Como o vídeo não foi retirado do Youtube, o juiz considerou que houve crime de desobediência. Jander disse na decisão que o Google se recusou dolosamente de cumprir a ordem da Justiça Eleitoral. "Conforme informação da parte atingida pela propaganda ridicularizante, há de se adotar as medidas necessárias para que o poderoso provedor de internet respeite a legislação brasileira e as autoridades constituídas", afirma o juiz.

Segundo ele, 'trata-se de crime descrito no artigo 347 do Código Eleitoral, que, enquanto não cumprida a ordem, permanece ocorrendo, razão pela qual determino a imediata prisão em flagrante do senhor Edmundo Luiz Pinto Balthazar".

O Google emitiu a seguinte nota: "O Google vem a público esclarecer que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão. O Google acredita que os eleitores têm direito a fazer uso da Internet para livremente manifestar suas opiniões a respeito de candidatos a cargos políticos, como forma de pleno exercício da Democracia, especialmente em períodos eleitorais. O Google não é o responsável pelo conteúdo publicado na Internet, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos".

Fonte: UOL

sexta-feira, setembro 14, 2012

Jovem foi morto com seis tiros na noite desta quinta-feira em São Bento/PB

Na foto Rafael: crédito(@saobentoemfoco)

Na noite de quinta-feira por volta das 19h30min ocorreu um homicídio no bairro São Bernardo. A vítima foi Rafael do Nascimento Galdino, filho do finado Neto Aleijado. Segundo informações, dois homens não identificados chegaram numa moto, onde se encontrava a vítima e efetuaram seis disparos de arma de fogo. O crime aconteceu na residência de sua avó Nevinha, nas proximidades da casa de Material de Construção de Sarmento Ramiro. Familiares de Rafael informaram que ele estava envolvido com coisas "ilícitas" e já havia sido preso várias vezes. 

A equipe do SAMU foi acionada e levou-o com vida ao hospital local, porém não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. O corpo foi levado para IML de Patos para os procedimentos de praxe e perícia.

quinta-feira, setembro 13, 2012

Secretário de Ricardo parte para o ataque e chama deputado de “desqualificado”

Auxiliar do governador não gostou da acusação que Governo desviou dinheiro da Saúde
O secretário estadual de Saúde, Waldson Souza, pegou pesado nesta quarta-feira (12) contra o deputado Gervásio Maia (PMDB) que tem acusado o Governo de desviar dinheiro destinado à saúde em um empréstimo contraído junto ao BNDES para comprá-la de uma aeronave. 
Waldson Souza disse que a cada dia Gervásio Maia o “decepciona” como parlamentar pelas posições tomadas. 
“O deputado cada vez mais deixa a desejar nas suas posições. Essa foi uma das mais desqualificadas no momento. É totalmente desprovido de qualquer informação técnica e ele mistura as informações”, disse. 
De acordo Waldson Sousa, a secretária de Finanças, Aracilba Rocha, e o próprio governador Ricardo Coutinho (PSB) já esclareceu de onde vieram os recursos para a compra do equipamento. O auxiliar de Ricardo recomendou ao parlamentar que se tem dúvida sobre a compra realizada pelo Governo, que conteste na Justiça. 
“Se ele tiver contestando que vá a Justiça. Ele diga e questione. Diga de onde foi, pois, estamos é precisando de recursos e muito. Agora eu nunca vi uma dele na Assembleia em busca de recursos para a Saúde”, declarou o secretário ao afirmar que uma prática do legislador é denegrir a Saúde da Paraíba. 
Sem para a alfinetadas contra Gervásio, o Waldson Sousa disse que Gervásio precisa “se qualificar mais” porque o nível de defesa do peemedebista está “muito baixo”. “Ou ele traz prova, ou, não traz”, disse.

Roberto Targino - MaisPB

TRE da Paraíba barra 27 candidaturas a prefeito e 195 a vereador; confira a lista

Corte eleitoral julgou mais de 600 recursos referentes aos registros de candidaturas

Portal Correio | Por Naira Di Lorenzo, com informações da Assessoria do TRE

Tribunal Regional Eleitoral - TRETribunal Regional Eleitoral - TRE

Mesmo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) tendo divulgado na última terça-feira (11), que havia terminado o julgamentos dos registros de candidaturas , hoje a corte ainda apreciou processos referentes aos registros e indeferiu mais uma candidatura a prefeito. Luiz Gonzaga Bezerra Duarte de Serra da Raiz teve a postulação barrada pelo Tribunal.

O TRE-PB indeferiu 236 candidaturas, sendo 27 ao cargo de prefeito, 14 a vice-prefeito e 195 ao cargo de vereador.

A conclusão da apreciação dos recursos foi concluída quase 20 dias após o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral brasileira, encerrado em 23 de agosto. A corte eleitoral julgou  mais de 600 recursos referentes aos registros de candidaturas.

Para o diretor-geral, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, “os julgamentos tiveram seus prazos estendidos justificado pelo número recorde de pedidos para candidatura. Além disso, a Lei da Ficha Limpa que exigiu mais cuidado dos magistrados nas análises”, esclareceu.

Os candidatos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) modificar a decisão do TRE-PB.

Candidatos a prefeito que tiveram candidatura indeferida:

Alexandre Braga Pegado - Conceição
Jeová Pinto da Silva - Barra de São Miguel
Antônio Bastos Sobrinho - Pedra Branca
Cláudia Arnaldo de Alencar Araújo - Mataraca
Tarcísio Marcelo Barbosa Lima - Belém
Ricardo Vilar Wanderley Nóbrega - São José de Espinharas
Egilmário Silva Bezerra - Cacimba de Areia
Manoel Antônio dos Santos - Caaporã
Sara Maria Francisca Medeiros Cabral - Bayeux
Joventino Ernesto do Rego Neto - Barra de Santana
Espedito Aldeci Mangueira Diniz - Santana de Mangueira
Odoniel de Sousa Mangueira - Diamante
José Francisco Marques - Aroeiras
Carlos Antônio Araújo de Oliveira - Cajazeiras
Severino Ramos de Souto - Cruz do Espírito Santo
Luís Apolinário dos Anjos - Salgado de São Félix
Glória Geane de Oliveira Fernandes - Uiraúna
Maria Luiza do Nascimento Silva - Sapé
Aldegício Balduíno da Nóbrega - Areia de Baraúnas
Aldiberg Alves de Carvalho - Itaporanga
Adriana Carneiro de Azevedo - Cacimba de Areia
José Vieira da Silva - Marizópolis
Marcone Adonias Dantas – Paulista
José Carlos Soares - Santana dos Garrotes
Yasnaia Pollyanna Werton Dutra  - Pombal
Paulo Nogueira Barbosa/Prefeito/Cabedelo
Luiz Gonzaga Bezerra Duarte - Serra da Raiz

Candidatos a vice-prefeito que tiveram candidatura indeferida:

José Alvino de Lima - Pedra Branca
Josimar Marcelino Barbosa - Caraúbas
Luiz José Mamede de Lima - Serra Branca
Roberto Bernadino da Cruz - Serraria
Wilton Pontual de Oliveira - Pilar
José Elias Borges Batista - São João do Cariri
José Will Rodrigues - Itaporanga
Robério Lopes Burity - Ingá
Hermano José Coutinho de Morais - São João do Cariri
Severino Ramos de Souto - Cruz do Espírito Santo
Luís Apolinário dos Anjos - Salgado de São Félix
José Nildo Mota Alexandre – Itatuba
Gilvan Lira Machado – Bayeux
Ana Júlia Soares Cardoso - João Pessoa

Candidatos a vereador que tiveram candidatura indeferida:

Juaci Cordeiro de Souza - São Vicente do Seridó
Antônio Santana de Oliveira - Cuité
Claudenor Lima Santos - Cuité
Lourival Antônio de Medeiros - Cuité
Marilene Santos Gomes - Cuité
José Humberto de Queiroz - São José dos Cordeiros
Josilene Xavier do Nascimento - Sapé
Elson Ferreira da Silva - Soledade
Altemar Bezerra da Nóbrega - Salgadinho
Elton Cleber Ramalho Lopes - Coremas
Maria de Fátima Prazeres de Lima - Sapé
Manoel Wilson Massau da Rocha - Serra da Raiz
Maria Ferreira da Silva - Sobrado
Edilton Silva Nascimento - Areia
Joanita Leal de Brito - Boqueirão
Roberio Vieira Rufino - São Vicente do Seridó
Aldair de Araújo - Juazeirinho
Maria do Socorro Rodrigues Bezerra - Livramento
Luiz Alberto Tolentino - Itaporanga
Carlos Mangueira de Lima - Cachoeira dos Índios
Damião Firmino dos Santos - Cachoeira dos Índios
Cleôncio Pereira de Albuquerque - Cachoeira dos Índios
José Guimarães da Silva - Cubati
Gilmarqui Alves de Oliveira - Cubati
Claucivesse da Silva Medeiros - Cubati
Aldecleia Katiene Silva Medeiros - Cubati
Abrham Hiberlucio Pereira - Barra de São Miguel
Gercilda Nóbrega de Brito Pereira - Riacho dos Cavalos
Vanduhy Vicente Leite - Coremas
Rafael Francisco da Silva - Alagoinha
João Batista Alves - Sobrado
Joselandio Soares de Sousa - Itaporanga
José Sérgio Alves - Serra da Raiz
Ricardo Moreira de Souza - Boqueirão
Célio Cordeiro Alves - São Vicente do Seridó
Evanildo Oliveira de Araújo - Serra Branca
Romilda da Costa Araújo - Serra Branca
Francisco Galdino Sobrinho - Serra Branca
José Edilmo Lima da Silva - Serra Branca
Inácio Teixeira de Carvalho - Monteiro
Jacira de Oliveira Silva - Monteiro
Jorge Leite de Sousa - Tavares
Raul Sérgio da Silva Meireles - Pilões
Alberto Alexandrino Pereira Brito -Pocinhos
Erasmo Augusto de Sousa Vieira - Catolé do Rocha
Paulo Nogueira Barbosa - Cabedelo
Adriano José de Paula - Sobrado
Antônio Marcos da Silva - Itabaiana
Izaias Araújo de Brito - Itabaiana
José Armando de Melo e Silva Rodrigues - Itaporanga
Belarmina Ferreira da Silva - Itabaiana
Cícero Mendes da Silva - São José dos Ramos
José Fernandes de Macedo Júnior - Sossego
Severino Amarante Ferreira – Logradouro
Alexandre Ramos Paiva de Souto - Cruz do Espírito Santo
Eduardo Olegário de Oliveira – Juripiranga
Tiago Mariz Soares – Juripiranga
José Paulo da Silva – Mogeiro
Antônio Lino da Silva - Riacho dos Cavalos
Beunides Maria Santiago – Uiraúna
João de Oliveira Araújo – Patos
Ytalo Pinto Gomes - Boa Ventura
Celso Ferreira Oton - Boa Ventura
Dagmando Lopes Araújo - Cuité
Wilson Francisco da Silva - Bayeux
José Marcos de Lima - Riacho de Santo Antônio
Luiz Neves Correia - Salgado de São Félix
Aloísio Rodrigues da Silva - Salgado de São Félix
Marinilson Cabral de Vasconcelos - Salgado de São Félix
Janaína Lilian de Macedo Moura - Frei Martinho
Arlinda Augusto Monteiro - Sobrado
Ivan Fernandes carneiro - Logradouro
Karina Lins da Silva - Mari
Emílio Júnior da Motta Pessoa - Jacaraú
José Jailson Nogueira - Uiraúna
João Severino dos Santos Filho - Sapé
Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida - Cajazeiras
Antônio Tomaz Aquino - Capim
José Saraiva de Andrade - São José do Brejo do Cruz
José Germano Trajano dos Santos - Areia
Antônio José Franca - Sapé
Antônio André de Oliveira Filho - Soledade
Jaqueline Felix da Silva - Sobrado
Nelma Coutinho de Lucena - Itabaiana
Cícero Leite Valdevino - são José de Caiana
Clediomar Mariano de Lima - São José de Caiana
Damião Rodrigues de Melo - São José de Caiana
Elosmam Batista da Silva - São José de Caiana
Francisca Leite Ramalho - São José de Caiana
Maria Nazaré Temístocles Lopes - São José de Caiana
Terezinha Leite Valdevino - São José de Caiana
Maria Aparecida de Souza Santos - Campina Grande
Marconi Paiva Fernandes de Oliveira - João Pessoa
Guido Romero de Lima - João Pessoa
José Ivaldo de Sousa Pacheco - Pombal
Pedro Araújo da Nóbrega - Pombal
Evaldo Maximiano da Silva - Caaporã
Alexsandro Paulino Ferreira - Caaporã
Júnio Balbino dos Santos - Caaporã
Moisés Pereira Barbosa - Boqueirão
Rodrigo Rodolfo de Melo - Marizópolis
João Maurício Pereira Dionízio - Caaporã
Severino Alex Nazários dos Santos - Caaporã
Eliete Pereira da Costa - Campina Grande
Luciana do Amaral Araújo - Campina Grande
Eliane Braz Vieira - Campina Grande
Erivelton Oliveira Barbosas - Campina Grande
Eurivaldo de Araújo - Campina Grande
Jânio de Sena Abdias - Campina Grande
Maria José Ferreira Santos - Campina Grande
Marinalva Silva Sousa - Campina Grande
Walisson Waltiery Amaral Soares - Campina Grande
Terezinha Leite Cavalcante - Campina Grande
Laelson Patrício Lima do Nascimento - Campina Grande
Edson Daniel Ramos - Campina Grande
Maria da Guia da Silva - Rio Tinto
José do Nascimento Silva - Rio Tinto
Marlene Rodrigues da Costa – Belém
Izabel Cristina Rodrigues de Melo  - Fagundes
Ronaldo Alencar Bezerra  - Itabaiana
Shirlene Ferreira da Silva  - Itabaiana
Marcos Antônio Bezerra de Lima  - Itabaiana
José Claudino de Andrade - Santarém
Raimundo Pedrosa da Silva – Uiraúna
Fabiano Márcio Rodrigues - Conceição
Damião Alves Pereira - São Bento
Francisca Martins Florêncio - Pombal
André Luiz de Oliveira Amaral - Alhandra
Flávio Romero Guimarães - Campina Grande
Irenaldo Antônio da Silva - Santa Rita
Francisco Lindemberg Vieira de Alencar - Santarém
Edilson dos Santos Pereira - Sobrado
Lilian Cristina Pedrosa da Cunha Lima - Baia da Traição
Larissa de Oliveira Garcia de Araújo - Pitimbu
Aldo Felix Alves - Santa Teresinha
Welliton Carlos Alencar de Sousa - Uiraúna
Fanuel Afonso Duarte Júnior - Uiraúna
José Dionísio da Silva Filho - Mamanguape
José Crisanto Muniz de Farias - Pilões
Edson Pereira da Cunha - João Pessoa
Adelgistro Balduino Sobrinho - Patos   
Odílio Isbelo de Morais - Tenório
Izaira Dantas da Silva - Ingá
Maria de Fátima Maurício Pontes - Duas Estradas
Francisco das Chagas Sarmento - Sousa
Wellington Xavier de Lima - Belém
Cosme de Vasconcelos Medeiros - João Pessoa
Edite Rodrigues da Silva - João Pessoa
Hipolito Rodrigues de Souza Neto - João Pessoa
Jacinto Romulo Guedes Paiva - Brejo dos Santos
Jailson Nunes dos Santos - Belém
José Bernardino de Miranda - Umbuzeiro
José Ivanilvo Vieira - Santa Cecília de Umbuzeiro
José Rufino da Costa - Belém
Lindenberg Nunes Dias Novo - João Pessoa
Maria de Fátima Barbosa de Alustau - Belém
Paulo Mendonça da Silva - Belém
Cozete Barbosa Loureiro Garcia de Medeiros - Campina Grande
José Alves Cassiano - João Pessoa
Joana Darc Silva do Carmo - João Pessoa
Alexandro da Silva Gouveia - João Pessoa
Fabiana de Araújo Madruga - João Pessoa
João Carlos Marques da Silva - Salgado de São Felix
Antônio Rodrigues Leite - Cajazeirinhas
Williams Varela de Lima - Bayeux
Gilvanete da Silva - Bayeux
Gilvan Raimundo de Lima - Água Branca
Constantino Cândido da Silva - Paulista
Francisco de Assis Diniz de Lima - Campina Grande
José Carlos Maximino da Silva - Sertãozinho
João Viana Cacho - Pitimbu
Damião João da Silva - Nova Olinda
Severino do Ramo Cavalcante de Paiva - Caldas Brandão
Adelson de Assis Brandão - João Pessoa
Vanildo Dantas Pereira - João Pessoa
Ednaldo Luciano do Nascimento - João Pessoa
João Laurentino Barbalho - Caaporã
Ivo Antônio de Farias - Caaporã
Severino Xavier da Silva - Caaporã
Marcondes Francisco de Melo - Caaporã
Patrícia Cristina da Silva - Caaporã
Nadjane Maria Gomes - Caaporã
Tânia Maria Guedes de Andrade - Campina Grande
Carlos Antônio da Silva - Dona Inês
Charleston de Andrade Silva - Sertãozinho
Alexsandro Flor dos Santos - Dona Inês
Antônio Adriano Duarte Bezerra - Dona Inês
Pablo de Jesus Maia Barreto - Cajazeiras
Paulo Paulino de Araújo - Cajazeiras
Maria das Dores Ramalho Cavalcante - Cajazeiras
João Peregrino Régis - Gurinhém
Jailson de Sousa Santos - Boa Vista
José Wellington da Silva Borges - Patos
João David Sobrinho – Nova Olinda
Valderi Gonçalves de Araújo - Itatuba