Texto: José Fernandes de Brito
A Escola Estadual João Silveira Guimarães em São Bento-PB dá mais uma amostra de democracia e cidadania. Desta vez, escola juntamente com os seus gestores, professores, representantes do Conselho Escolar, secretários escolares, bibliotecário, auxiliares de serviços gerais, porteito, representantes de pais de alunos e alunos reuniram-se em assembleia geral às 15h30min no dia 31 de agosto no salão da escola, discutiram, debateram e votaram sobre a aplicação dos recursos federais PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de falar abertamente sobre as prioridades que deviram ser elencadas para que esse recurso fosse empregado, falaram da urgência na aquisição de quatros brancos para as duas novas salas de aulas que foram construidas com recursos próprios da comunidade civil, da comunidade escolar, e ajuda da Prefeitura local. Falaram sobre a banda marcial da escola, que foi criada com recurso e arrecadações promovidas pela comunidade escolar e que o maestro é pago com arrecadações feitas entre os alunos e componentes da banda, que fazem de bom grado, mas que seria muito bom se o Governo do Estado da Paraíba entrasse com uma contra partida para ajudar o maestre, que tem feito um trabalho de amigo da escola.
A Escola foi contemplada com um repasse do PDDE, de aproximadamente 16 mil reais, em que trinta por cento desse dinheiro deve ser empregado em bens não duráveis (material de expediente: folhas, tinta, canetas, borrachas, lápis, pastas, clipes grampos, grampriadores etc); e setenta por cento em bens duráveis (mesa, cadeira, computador, quadro, caixa de som, microfone etc.).
Após vários debates e exposições, a assemblia decidiu que seriam adquiridos com o recurso do PDDE, os seguintes bens duráveis: dois quadros bancos, uma filmadora, um microfone, duas impressoras (uma para a secretaria da escola e outra para a biblioteca), ventiladores e um congelador, todos os protutos foram votados pelos alunos, professores e as demais pessoas presentes, lavrado em ata e assinado pelos representantes de alunos e professores.
A assembleia foi presidida pelo o diretor Girleudo, tendo a coordenação e a assistência de duas representantes da secretaria estadual da Paraída. Confira as fotos logo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário