ALUNOS DO EPROINFO
Carla patrícia da Silva Mesquita
Francisca Soares carreiro Rodrigues
Jancivânia Rodrigues de Souza
José Fernandes de Brito
Kízia Grasiela da Silva Mariz
Jeane Dantas Leal
Lidiane Alves dos Santos
Projeto elaborado no curso e-Proinfo – Programa Nacional de Formação Continuada em tecnologia Educacional ministrada pelo tutor Bernardino Carreiro da Silva Sobrinho
JUSTIFICATIVA
Ao analisar os resultados obtidos pelos alunos das séries/anos iniciais na disciplina de matemática percebeu-se o baixo índice de aprendizagem não só nas notas, como também, o despreparo dos alunos no domínio de algumas operações.
Este levantamento dos resultados despertou nos professores e supervisores o desejo de buscarem estratégias que possam desenvolver nesses alunos o gosto pelo estudo das operações matemáticas e descubram a importância da mesma para a sua vida.
Para que esse projeto seja eficaz e resulte em uma aprendizagem significativa será preciso nos valer de outros conhecimentos, por isso surgiu a necessidade de elaborar um projeto interdisciplinar que desenvolverá ações que visem amenizar a problemática do baixo índice de aprendizagem das operações matemática. Também será necessário estimular os alunos não só para os conteúdos em estudo como resgatar a própria curiosidade para o uso das tecnologias.
OBJETIVOS
Geral:
Criar estratégias com o uso das tecnologias para trabalhar as dificuldades detectadas no estudo das operações com os alunos do 5º ano.
Específicos:
· Criar situações problemas envolvendo as operações.
· Reconhecer que operação usar para resolver as situações problemas.
· Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos usando atividades lúdicas.
· Despertar a curiosidade dos alunos usando o laboratório de informática e suas ferramentas.
UNIDADE DE ENSINO
Esse projeto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porfíria Vieira dos Santos, localizada na rua: Francisco Bento de Oliveira, 732, no bairro São Bernardo, na turma do 5º Ano do Ensino Fundamental, da professora Ivana Ferreira da Silva.
DISCIPLINAS E PROFESSORES ENVOLVIDOS
Língua portuguesa – Ivânia
Artes – Jeane e Lidiane
Matemática - Francisca
Informática – Kízia e Jancivânia
CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS
Matemática: Números e operações
Língua Portuguesa: Produção de problemas e regras de jogos.
Artes: Confeccionar jogos e oficinas
METODOLOGIA
· Aulas expositivas.
· Confeccionar jogos.
· Trabalhar oficinas lúdicas.
· Discussão em grupo em torno do tema.
· Produção de problemas e resolução em grupo
CRONOGRAMA
O projeto tem por finalidade executar as atividades propostas para um bimestre.
AVALIAÇÃO
O processo avaliativo será realizado a partir da observação do desempenho e participação dos alunos do decorrer das atividades propostas, com a aplicação de um simulado ao término dos trabalhos realizado.
REFERÊNCIAS
NACARATO, Adair Mendes, MENGALI, Brenda Leme da Silva (org.). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo horizonte, autentica editora, 2009.
CAMPOS, Tânia Maria Mendonça, MAGINA, Sandra (org.). Educação Matemática1: Números e operações numéricas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
STAREPRAVO, Ana Rute. Mundo da idéias: Jogando com a matemática, números e operações. Curitiba, Aymará, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário