Os corredores profissionais não são sobre-humanos. Sim, geneticamente e fisicamente parecem ter sido abençoados, mas por outro lado, eles são como o resto de nós. Seus sofás são tão confortáveis, suas camas tão aconchegantes, seus filhos tão fofos. Mas uma coisa diferencia as elites: seu jogo mental matador. Eles sabem como se manter o foco e a motivação para treinar todos os dias ano após ano. Para nossa sorte, essa é uma habilidade ensinável. Conversamos com quatro corredores de elite sobre dicas e truques para se manter fiel aos objetivos e treinar todos os dias, porque você não pode dar o seu melhor sem ser consistente.
Seus conselheiros: o olímpico Kim Conley, que competiu nos 5.000 metros em Londres; Jared Ward, sexto lugar na maratona das Olimpíadas de 2016; Becky Wade, a profissional da Asics, que competiu nas Provas da Maratona Olímpica de 2016 e estudou os hábitos dos corredores de elite em todo o mundo para seu próximo livro Run the World; e o ultracorredor David Laney.
1. Defina mini metas
“Concentro minha energia em mini temporadas ao longo do ano”, diz Jared Ward. “Mesmo enquanto meu treinador está escrevendo um plano para se preparar para as longas corridas para as Olimpíadas, mentalmente estou focado na temporada antes das Olimpíadas.”
“Tenho temporadas que duram três ou quatro meses cada. Eu me concentro no que estou buscando nessas pequenas temporadas ”, diz Ward. “Nunca estou olhando para muito longe. Acho que você fica exausto quando nunca chega mais perto desse grande objetivo ou obtém qualquer recompensa ao longo do processo.”
David Conley diz: “É tudo uma questão de ter objetivos, então eu sinto que meu treinamento tem um propósito. Para cada temporada, tenho uma planilha de metas, uma meta de sonho e metas intermediárias ao longo do caminho para dar estrutura ao ciclo de treinamento ”, como atingir um certo ritmo de intervalo no treinamento ou me colocar bem nas corridas que antecedem o evento principal.
2. Arranje um companheiro de corrida
“A responsabilidade é uma grande coisa na corrida de longa distância”, diz Wade. “É provavelmente uma das coisas mais fáceis de sair pela porta e fazer, mas também é uma das coisas mais fáceis de não fazer.” Wade encontra seu treinador para todos os seus treinos pesados e verifica com ele algumas vezes por dia.
Não tem um treinador pessoal para treinar todos os dias? Experimente entrar em um clube de corrida, fazer exercícios em grupo ou encontrar um amigo para as corridas que você simplesmente não consegue fazer psicologicamente sozinho. “Adoro fazer corridas longas com as pessoas, seja meu namorado ou parceiro de treino”, diz Wade.
3. Não seja um escravo do relógio
“Às vezes me afasto das metas de tempo porque acho que acabo correndo mais rápido tentando competir por alguma coisa”, diz Conley. Em uma corrida, tente ir para a faixa etária ou vitória geral. Ou pegue aquele cara que está dois passos à sua frente o tempo todo. No treinamento, saia um pouco da pista nos sprints. Escolha uma árvore, corra rápido para ela, recupere, repita.
4. A obrigação pode substituir a motivação
“Nunca estou motivado”, diz Laney. “Não é como se eu dissesse, ‘Oh, estou inspirado para correr hoje!’ Isso é apenas algo que tenho que fazer ou perco a cabeça. Vai ser uma merda se eu não fizer isso. ” Portanto, se aqueles vídeos motivacionais sobre como acordar antes do nascer do sol para correr não são para você, não se preocupe. Você ainda pode realizar muito por meio do senso de obrigação para com sua saúde mental e cardiovascular. Apenas certifique-se de incorporar as outras dicas para evitar o esgotamento.
5. Esforce-se para ter equilíbrio
“É quase contra-intuitivo, porque você acha que quanto mais intenso e mais tempo eu puder estar focado na corrida, melhor serei”, diz Wade. “Mas o equilíbrio é enorme para o sucesso contínuo a longo prazo.” Em outras palavras, não perca seu foco de corrida pensando em correr quando você não está. Guarde-o para os seus exercícios e siga em frente.
Quando Wade não está treinando, ela está trabalhando em seu livro. Ward também é professor de estatística na Universidade Brigham Young, que conversou conosco entre as reuniões de alunos durante seu horário de expediente.
6. Divirta-se
Sim, você tem objetivos e um deles é treinar todos os dias. Mas isso não significa que você não pode correr para se divertir. Laney diz que faz um treino projetado especificamente para uma corrida, dois dias por semana. “Esses são esforços realmente focados”, diz ele. “Os outros cinco dias da semana são corridas fáceis. Posso não estar focado na preparação para a corrida, mas apenas sonhando acordado, em uma corrida relaxada, e minha mente pode vagar pelos detalhes do meu treinamento e como espero que o dia da corrida seja. ”
7. Acredite no seu plano de treinamento
“Criar um plano que eu sinto que vai trazer sucesso é como eu mantenho o foco”, diz Laney. Quer você mesmo faça o seu plano, contrate um treinador ou use um serviço online, certifique-se de confiar nele. Bônus: você economizará capacidade intelectual ao não criar treinos todos os dias. “Basta ter um bom plano e uma boa meta cria foco”, diz Laney.
Fonte: Microsoft News
Nenhum comentário:
Postar um comentário