Emerich, Collor e o senador Wilder Morais: cidades cresceram sem preparação prévia
O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), senador Fernando Collor (PTB-AL), e o diretor da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Davi Emerich, lançaram, nesta quarta-feira, a 18ª edição da revista Em Discussão!que trata da mobilidade urbana no Brasil.
A publicação, elaborada pela equipe do Jornal do Senado, traz 80 páginas ilustradas com fotografias e infografias que mostram como o Brasil, ao longo dos anos, deu prioridade ao transporte individual sobre o coletivo, congestionando as cidades do país. Além desse diagnóstico, a revista aborda soluções já aprovadas ou em análise no Senado, como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, transformada em lei em fevereiro do ano passado e que dá prioridade ao transporte coletivo e ao não-motorizado.
Collor destacou o fato positivo de o Brasil ter incorporado 40 milhões de pessoas à classe média, sem ter, porém, preparado a infraestrutura das cidades para receber os carros aos quais essas pessoas passaram a ter acesso ou sem dar uma alternativa de transporte coletivo eficiente.
– O Brasil tem hoje um veículo para cada 2,5 habitantes. As cidades ficaram repletas de carros e o resultado foram os engarrafamentos hoje tão frequentes – afirmou Davi Emerich, esclarecendo que a revista teve como base um debate realizado pela CI no dia 19 de junho passado, poucas horas depois das maiores manifestações ocorridas naquele mês.
As alternativas de transporte coletivo, seja o metrô, os corredores de ônibus (hoje também chamados de Bus Rapid Transit, ou BRT) ou os veículos leves sobre trilhos e as não motorizadas, como a caminhada e a bicicleta, também são apresentadas na revista, que mostra lugares, no Brasil e no mundo, onde experiências bem-sucedidas nessas áreas estão em andamento.
Projetos em tramitação no Senado, principalmente aqueles que buscam a redução da tarifa do transporte público, recebem atenção especial da publicação.
Emerich lembrou que a revista, cuja tiragem é de 2.500 exemplares, tem uma distribuição dirigida e convidou os interessados a acessarem a página da publicação na internet (www.senado.leg.br/emdiscussao) ou a solicitar um exemplar por meio do endereçoemdiscussao@senado.leg.br.
Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário